sexta-feira, 2 de maio de 2025

Prefeitura de Raposa realiza 2ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo

 imagem da notícia

 

A Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (30), a 2ª Caminhada em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo. A ação teve como objetivo disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a inclusão e combatendo a discriminação e o preconceito ainda enfrentados por pessoas autistas e suas famílias.

Organizada pelas secretarias envolvidas e pelos profissionais que atuam diretamente com crianças com TEA no município, a caminhada mobilizou moradores e simbolizou a luta por respeito, inclusão e compreensão. O percurso teve início no Viva Capote e seguiu até a Academia da Saúde. 

Estiveram presentes a primeira-dama Cássia Barros; o presidente da Câmara Municipal, João Marcos; a secretária de Saúde, Raidênia Oliveira; a secretária de Assistência Social, Ednalva Barros; a coordenadora da Equipe Multiprofissional da SEMED, Edilene Diniz; além de profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.

A titular da SEMUS destacou a importância do momento.“Essa caminhada é um ato de sensibilização, para que a sociedade compreenda que a criança com autismo pode estar onde quiser estar. A gestão municipal tem um olhar especial para esse público, com profissionais capacitados, oferecendo assistência, acolhimento e, acima de tudo, reafirmando o compromisso com o combate ao preconceito”, afirmou a secretária Raidênia Oliveira.

A secretária de Assistência Social, Ednalva Barros, reforçou o papel da rede de apoio. “Nosso compromisso é oferecer acolhimento e garantir direitos. Essa caminhada é também uma forma de mostrar que a inclusão começa com empatia. Além de promover um momento de lazer e interação para essas famílias, estamos aqui para dizer que não estão sozinhas. A SEMAS está de portas abertas para fortalecer esse cuidado”, destacou.

Profissionais da Educação, que atuam diretamente com alunos autistas, também estiveram presentes na caminhada, reforçando a importância da conscientização no ambiente escolar. 

“Consideramos fundamental esse momento, que encerra o mês de conscientização do autismo, para lembrar à comunidade, aos pais e à equipe escolar da importância do respeito, da inclusão e da visibilidade para essas pessoas”, afirmou Edilene Diniz, coordenadora da Equipe Multiprofissional da SEMED.

Na ocasião, a coordenadora dos Neuroatípicos e idealizadora do Projeto Anjos Azuis, Andréa Silva, destacou a importância de manter essa luta ativa durante todo o ano. "Foi um momento em que a gente pode levar mais informação para a sociedade. Então, venha se unir a nós e fazer parte dessa corrente da inclusão. A inclusão é o ano inteiro, não só no mês de abril. Vamos continuar lutando por isso".

0 comentários:

Postar um comentário