sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Prefeitura de Raposa encerra campanha Setembro Amarelo com caminhada e serviços de saúde

 Com camisas amarelas, cartazes e sorrisos nos rostos, Raposa viveu, na manhã desta terça-feira (30), o encerramento da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A atividade contou com uma caminhada organizada com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Raposa (Caps).

O evento, idealizado pela Prefeitura de Raposa por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), teve início no Caps e seguiu até o Porto do Braga. Além de reforçar a importância da valorização da vida, o ato também buscou desmistificar a ideia equivocada de que o Caps é um espaço apenas “para doido”, destacando sua real função de cuidado e acolhimento em saúde mental.

Ao chegar ao destino, a Semus montou diversas tendas com serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, atendimento médico, odontomóvel, espaço de cuidados com pele e cabelo, além de uma espaço da Ouvidoria do Ministério Público.

Durante todo o mês de setembro, diversas ações foram realizadas. A abertura ocorreu no dia 1º, na Academia da Saúde, em parceria com o Governo do Maranhão. As equipes também marcaram presença em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e, por meio do Programa Saúde na Escola, estiveram nas instituições da rede municipal de ensino, levando conscientização e informação.

O prefeito Eudes Barros, que participou do encerramento ao lado da primeira-dama, Cássia Barros, destacou o empenho da Secretaria de Saúde. “Quero parabenizar todos os profissionais que, ao longo do mês, idealizaram e executaram atividades mostrando à população que a vida é importante e que sempre devemos buscar ajuda. Também registro meu reconhecimento à atuação dos profissionais do Caps, que desempenham um trabalho fundamental junto aos pacientes”, afirmou.

A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, ressaltou a importância da mobilização ao longo do mês.
“O Setembro Amarelo é uma campanha que nos lembra que a prevenção salva vidas. Em Raposa, buscamos trabalhar não apenas no atendimento, mas também na conscientização, levando informação às escolas, às unidades de saúde e à comunidade. O encerramento de hoje mostra que, juntos, podemos combater o preconceito e fortalecer a rede de apoio a quem precisa”, destacou.

Texto: Erica Samira
Fotos: Charlyson Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário