domingo, 24 de maio de 2020

Câmara realiza nova Sessão Extraordinária Remota para deliberar ações emergenciais para o combate a pandemia do coronavírus


A Câmara Municipal de Paço do Lumiar realizou nesta terça-feira (19), a 6° Sessão Extraordinária remota para deliberar novos projetos de leis e indicações, que visam principalmente dar continuidade ao combate e enfrentamento a pandemia do novo coronavírus no município. 

O Presidente da Casa, vereador Fernando Muniz iniciou os trabalhos legislativos e aproveitou para falar da nova certidão positiva do Portal da Transparência emitida pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). 

O presidente ressaltou que a certidão positiva é resultado de um esforço conjunto de todos os vereadores e também dos servidores do legislativo lumimense. 

O vereador Welligton Sousa iniciou sua fala lembrando que o Executivo atendeu a sua indicação que solicitava a higienização em locais públicos do município. O parlamentar frisou também sobre a necessidade do executivo municipal destinar uma ambulância para o Iguaíba e aproveitou para pedir que a prefeitura antecipe a isenção de tributos para os taxistas, por conta da pandemia que tem afetado suas atividades.

O vereador Inácio Ferreira falou sobre os esforços do Legislativo, com o apoio do Executivo, para contribuir com melhorias ao município, principalmente quanto ao enfrentamento da pandemia. O parlamentar pediu que a prefeitura faça aquisição de testes rápidos e que sejam realizados nos trabalhadores de transporte coletivo e profissionais da saúde, a fim de que a testagem ajude a diminuir o contágio do coronavírus. 

A vereadora Carmen Aroso ressaltou o empenho dos poderes municipais em relação ao funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Maiobão. Sugeriu a aquisição de oxímetros para auxiliar o antendimento de pessoas infectadas com o covid-19. A parlamentar também indicou que o Executivo distribua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o medicamento hidroxicloroquina para ajudar no tratamento dos infectados pelo Covid-19. 

A vereadora Vanusa Neves mencionou sobre as obras de recuperação que estão sendo executadas na estrada da Pindoba. Destacou também sobre a parceria entre Governo do Estado e a prefeitura municipal que está garantindo a distribuição de cestas básicas para os munícipes. A parlamentar falou também sobre as ações de desinfecção e sanitização dos locais públicos e finalizou dizendo que espera que o povo reconheça a atuação dos vereadores em favor do funcionamento da UPA. 

A vereadora Drielly da Pindoba aproveitou para cobrar mais uma vez sobre os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Disse que lamenta que muitos agricultores estão sem renda, pois segundo a vereadora, muitos deles não tiveram o auxílio emergencial aprovado pelo governo federal.

A vereadora Ana Lúcia iniciou sua fala lembrando que em 20 de maio se comemora, em Paço do Lumiar, o Dia da escola comunitária, e, reforçou a importância dessas instituições para a comunidade. Ana Lúcia também cobrou acerca da licitação para a compra da merenda escolar, que segundo a vereadora, a prefeitura ainda não realizou.

A vereadora Orlete Mafra parabenizou o Presidente da casa, vereador Fernando Muniz por receber mais uma certidão positiva do TCE-MA, por sua gestão transparente. A parlamentar também registrou a tomada do trabalho para colocar a UPA em funcionamento.

O parlamentar Vagner Souza fez uma observação sobre os profissionais de saúde que precisam ser melhor valorizados. Lembrou que os problemas ocasionados pela pandemia estão afetando a todos, e, que é preciso se prevenir ficando em casa.

O vereador França Duarte recordou sobre o requerimento de sua autoria, aprovado pela Casa e que não foi respondido pela prefeita Paula Azevedo. Afirmou que não há transparência e que os dados oficiais não são publicados. França Duarte alertou sobre as reclamações dos guarda municipais que estão tendo que trabalhar sem fardamento.

O vereador Leonardo Bruno ponderou sobre as sessões remotas serem indispensáveis para colaborar com a gestão municipal. O vereador destacou mais uma vez sobre a necessidade de se declarar estado de calamidade pública na saúde municipal para facilitar o combate à pandemia. O parlamentar lembrou que o prédio da UPA está passando por adequações para funcionar dentro de poucos dias e que isso representa uma conquista para a população.

O vereador Júlio Pinheiro iniciou o seu pronunciamento enfatizando sobre o ofício que o Poder Executivo encaminhou o indicando como líder de governo na Câmara. O parlamentar declarou que é preciso promover transparência e seriedade ao município. Afirmou ser um defensor da democracia e que nos dias de hoje todos enfrentam dificuldades porque tem que lidar com uma pandemia não só de vírus, mas também de estupidez, pois para ele, muitos transformam o problema em politicagem, além da onda de fakes news. 

Os vereadores apresentaram diversas indicações para o município de Paço de Lumiar, principalmente no tocante ao combate a pandemia do coronavírus.

0 comentários:

Postar um comentário